Uma breve história sobre a evolução das escavadeiras.

Ao longo dos anos, essas poderosas máquinas têm sido utilizadas em uma variedade de projetos. Desde a revolução industrial e a criação das máquinas a vapor, as primeiras escavadeiras surgiram principalmente para dar apoio à construção de ferrovias, aprofundamento de calhas de rios e minerações.

Inicialmente, essas máquinas possuíam motor a vapor e estrutura de madeira, com uma caçamba de aproximadamente 1m³ e uma produção diária de 380m³. Elas moviam-se sobre trilhos, desempenhando um papel importante na expansão das malhas ferroviárias em todo o mundo. Posteriormente, surgiram as escavadeiras com rodas de aço e, no início do século XX, beneficiaram-se da invenção das esteiras e do motor a diesel, aumentando consideravelmente sua mobilidade e eficiência. No entanto,
elas continuaram a usar cabos para movimentação dos braços e caçambas, além de sistemas hidráulicos híbridos em grande escala até a década de 50, quando os modelos atuais começaram a ter uma mecânica semelhante, com sistemas de escavação 100% hidráulicos e capacidade de giro de 360 graus.

Além disso, é importante ressaltar que as escavadeiras têm passado por
transformações no contexto da sustentabilidade. As empresas têm buscado
desenvolver máquinas mais eficientes em termos de consumo de combustível e com menor emissão de poluentes. Ao longo da história, as escavadeiras passaram por uma transformação significativa impulsionada pelo avanço tecnológico e pelas demandas das indústrias da construção civil, mineral e agronegócio.

No Comments Yet.

Leave a comment